ANIVERSÁRIO

Base Aérea de Santa Maria celebra seu 54° aniversário de criação

Cerimônia militar foi marcada pela entrega de honrarias a militares por seu mérito, dedicação e exemplo profissional
Publicada em: 21/10/2025 10:50
Imprimir
Fonte: BASM
Edição: Agência Força Aérea, Tenente Myrea Calazans

A Base Aérea de Santa Maria (BASM) realizou, no dia 15/10, uma cerimônia militar alusiva ao seu 54º aniversário de criação. O evento reuniu representantes civis e militares, familiares e integrantes do efetivo da Organização Militar (OM).

A solenidade foi presidida pelo Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares, e contou com a presença de Oficiais-Generais do Exército Brasileiro (EB) e demais autoridades civis e militares, que foram recebidas pelo Comandante da BASM, Coronel Aviador Arthur Ribas Teixeira.

Durante a cerimônia, foi executada a Canção da BASM, símbolo de união e identidade da OM e, em seguida, foi realizada a entrega da distinção de Graduado e Praça Padrão, homenagem concedida aos militares escolhidos entre seus pares por seu mérito, dedicação e exemplo profissional. Nesta edição, receberam a honraria o Sargento Bombeiro Vagner da Silva Kael e o Cabo Especialista em Serviços Administrativos Edilberto Felix Bilhão, reconhecidos pela conduta exemplar e pelos relevantes serviços prestados à Instituição.

A solenidade também foi marcada pela outorga da Ordem do Quero-Quero, honraria concedida pela BASM, desde 1989, a militares e civis que contribuíram significativamente para o fortalecimento das atividades da Unidade. Em 2025, foram agraciados 40 militares e civis, que, a partir desta data, integram a Ordem nos graus Efetivo e Honorário. Na mesma ocasião, foram impostas Medalhas Militares de Ouro, Prata e Bronze a Oficiais e Praças que completaram 30, 20 e 10 anos de bons serviços à FAB.

Em seu pronunciamento, o Comandante do V COMAR destacou o papel estratégico e a vocação operacional da BASM, ressaltando a importância de sua atuação durante a maior tragédia climática vivida pelo Rio Grande do Sul.

“A Base Aérea de Santa Maria demonstrou, mais uma vez, seu elevado grau de prontidão, coragem e solidariedade ao atuar de forma decisiva nos resgates e no apoio logístico às operações conjuntas das Forças Armadas e instituições civis. Essa atuação exemplar reforça o valor e a relevância da Sentinela Alada do Pampa, que honra a missão de proteger, integrar e servir ao Brasil”, pontuou. O Major-Brigadeiro do Ar Miguel também enalteceu o comprometimento dos homens e mulheres que compõem a Unidade e a importância de seu legado para a Força Aérea Brasileira.

Em seguida, o Comandante da BASM ressaltou o papel estratégico da Unidade e o valor de seu efetivo. “Hoje, somos referência estratégica para a defesa do nosso país, para a integração com a sociedade e para a projeção do poder aéreo nacional. No coração do Rio Grande do Sul, pulsa forte o coração da Força Aérea Brasileira. Essa força vem das pessoas que compõem este efetivo. Homens e mulheres que, diariamente, fazem a engrenagem girar com competência, sacrifício e honra”, conclui o Coronel Arthur.

A solenidade foi encerrada com o tradicional desfile militar, que reafirmou a disciplina, a coesão e o espírito de corpo que caracterizam a FAB.

Fotos: Cabo Kassiel/ BASM